Loading...
Precisa de Apoio 2017-11-21T12:09:34+00:00

Por meio dos pais que formam o Instituto Ápice, oferecemos acolhimento em momentos difíceis, como aquele após o recebimento da notícia. Não é um serviço que provemos, não há qualquer tipo de cobrança. Trata-se de um apoio sincero entre famílias que sabem o que você está passando. Estamos nesta luta juntos!

Onde você pode encontrar o Ápice:
CRS 507 Bloco B Loja 67 – Asa Sul – CEP: 70351-520 – Brasília/DF.

Telefones: (61) 99623-2103/ (61) 99111-5717 / (61) 99239-2178 / (61) 99982-7135 / (61) 98182-4790 / (61) 98235-9170

[email protected]

Já Conhece o CRISDOWN?

O CRISDOWN, unidade de tratamento do HRAN, é um centro de tratamento especializado, vinculado à Secretaria de Saúde do GDF. O CRISDOWN oferece uma assistência completa e gratuita, com várias especialidades necessárias para a manutenção física e emocional dos atendidos. Adultos, jovens e crianças recebem uma assistência multiprofissional com fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, neurologistas, cardiologistas, nutricionistas, pediatras, fisioterapeutas, psicólogos e psiquiatras, além de um ambiente adaptado para as inúmeras atividades que são desenvolvidas no centro.

Onde você pode encontrar o CRISDOWN:

Local: HRAN – Setor Hospitalar Norte, quadra 1, bloco A, na Asa Norte.

Telefone: (61) 3901-3087 / 3325-4219

Acolhimento do CRISDOWN

Local: HRAN – Grande Auditório

Infantil (até 12 anos): Toda primeira sexta-feira de cada mês – 8h00

Adolescente e Adulto: Toda primeira sexta-feira de cada mês – 10h00

Documentação para entrada no CRISDOWN

Certidão de nascimento ou Identidade

Cartão do SUS

 Cariótipo (caso tenha)

Liberação do Cardiologista (caso necessário)

Material de Apoio para Mocinhos e Mocinhas

Aplicativos

Também recomendamos alguns aplicativos(por Blog incluo). Os jogos virtuais e aplicativos voltados para o público Down foram desenvolvidos com base nas particularidades do desenvolvimento das pessoas com Down. Esses games estimulam a coordenação motora fina, auxiliam no processamento de informação e fazem conexões associativas da aprendizagem.

Aplicativos para iPhone e iPad

ELO 21

O Elo21 é um aplicativo pioneiro no Brasil criado para facilitar o gerenciamento de consultas e exames pelas pessoas com Síndrome de Down e seus familiares, além de promover a integração dos tratamentos, pesquisas científicas e especialidades médicas relacionadas à síndrome, desenvolvido por uma equipe multiprofissional formado por médicos, terapeutas e profissionais da saúde em prol da família Down.
Pelo aplicativo você poderá gerenciar sua agenda de consultas, retornos, exames e reunir todas as suas anotações sobre as orientações dos médicos e terapeutas, inclusive anexando fotos dos exames e receitas. E, em breve, você também receberá notícias sobre avanços científicos, dicas de nutrição e saúde voltados especificamente para as pessoas com Down.

O VERDUREIRO

Este aplicativo desenvolvido para iphone e ipad é um jogo conhecido como puzzle, um quebra-cabeças de legumes e frutas. Enquanto a criança brinca com o app, recebe estímulos que melhoram a sua atenção e também a concentração, aprende os nomes dos vegetais e ainda desenvolve uma melhor percepção visual e noções de categorização.

COLOR TRICK DLX

Apesar de estar em inglês, este aplicativo do iTunes é perfeito para estimular a atenção, a memória e a noção de cores. Parecido com o antigo brinquedo “Genius”, durante a brincadeira, as quatro cores do brinquedo acendem em uma determinada sequência, e a criança precisa acompanhar, seguindo a ordem das cores, conforme elas acendem.

SOUND TOUCH LITE

Disponível para Android, este aplicativo trabalha com o conceito de flash cards que, ao simples toque na tela, emite o som relativo ao objeto. Ideal para estimular a percepção visual e auditiva referente a animais e instrumentos musicais, assim como aumentar o vocabulário e melhorar a discriminação auditiva dos sons onomatopaicos.

PANDA PAINTING

Este aplicativo para Android é um jogo de colorir, que oferece estímulos: visual, de linguagem, de nomeação e de cores, além de melhorar a coordenação motora. Ao tocar em cada lápis de cor, a criança escuta o som com o nome dessa cor. Além de desenvolver a imaginação e criatividade, pintando os diversos cenários, a criança ainda aprende a associar o nome às cores.